Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As 10 qualidades mais apreciadas nos candidatos a empregos




O mercado laboral tem vindo a sofrer alterações nos últimos anos e quando antes dava-se mais importância ao currículo dos candidatos e aos anos de experiência no sector, agora os entrevistadores dão prioridade aos valores pessoais que o candidato pode trazer à empresa.

A tendência actual é os candidatos simplificarem os seus currículos, um formato mais simples para evitar excesso de informação, mas cada vez mais aparecem os currículos “à la carte”, ou seja, adaptados especificamente ao cargo a que se concorre, segundo o Invertia.
Assim, além da importância da formação e da experiência profissional, a entrevista adquire uma importância cada vez maior, onde tudo conta - desde a linguagem corporal, a dicção, timbre de voz, confiança – na avaliação do candidato pelo entrevistador.
As 10 qualidades mais apreciadas nos candidatos a empregos
1 – Compromisso. Com a empresa e com os projectos em que trabalha.
2 – Responsabilidade. À hora de realizar as tarefas com o objectivo de optimizar a gestão do tempo.
3 – Envolvimento. Com a filosofia, a missão e os valores da empresa. Cada vez toma mais força a capacidade de trabalhar como uma equipa: “Se a empresa ganha, ganhamos todos”.
4 – Atitude positiva. Transmitir interesse pelos projectos nos quais se participa.
5 – Proactividade. Tomar a iniciativa, empreender acções e assumir a responsabilidade de que as coisas sucedem sem deixar que o feedback tenha uma influência negativa.
6 – Adaptabilidade. Tanto o contexto conjuntural actual como as trocas que possam produzir-se a nível interno na empresa em função das necessidades desta.
7 – Interesse. Pelo cargo a que se está a candidatar e pela empresa em si. Procurar informação sobre a empresa antes da entrevista é uma prática cada vez mais recomendada pelos entrevistadores.
8 – Especialização em novas tecnologias. Num momento em que a internet, as redes sociais e as novas tecnologias adquiriram grande peso, mostrar conhecimentos específicos é um ponto a favor para os candidatos.
9 – Sinceridade. Mentir no currículo e na entrevista pode fazer com que perca uma boa oportunidade de encontrar emprego.
10 – Empatia. A capacidade de mostrar proximidade e compreensão com os restantes companheiros de trabalho ajuda a criar um ambiente laboral favorável.

 Quais as qualidades que as empresas procuram num candidato a um emprego?
{carregar aqui para ler o artigo original}


Sem comentários:

Enviar um comentário