Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Bolsa de emprego Pipoca

Nos últimos tempos tenho pensado muito nesta coisa da crise. Para onde quer que me vire, só vejo gente a queixar-se, a maldizer a recessão, a apontar o dedo ao Governo, à Troika, à Merkel e sabe-se lá mais a quem. Pois. Percebo. Então mas e o que é que cada um de nós, a título individual, pode fazer? É que quando se faz esta pergunta a alguém, vem sempre de lá um "não sei", um descomprometimento total, um "os outros que resolvam". Aparentemente, os outros não estão a resolver, pelo menos não da forma rápida que nós gostaríamos, por isso repito: e o que é que nós podemos fazer? Tenho dado por mim a pensar neste assunto repetidamente. Porque, a verdade, é que também não sei. Vou fazendo uma ou outra coisinha a título particular, ajudando aqui e ali, mas gostava de poder usar este blog e toda a sua visibilidade para chegar a  mais gente. E então lembrei-me que podia criar aqui uma bolsa de emprego, uma espécie de classificados blogosféricos. Uma coisa muito simples: quem andar à procura de emprego, pode mandar para aqui o seu anúncio. E quem quiser dar emprego à alguém, também pode mandar para aqui a descrição daquilo que pretende. Vamos por partes:

SE PROCURAM EMPREGO:
Enviem um mail a explicar a vossa situação. Não interessa se são recém-licenciados que não encontram emprego, se são pessoas que foram parar ao desemprego, ou se decidiram dedicar-se a outra coisa completamente diferente da da vossa área de formação. Se precisam de trabalhar ou de, pelo menos, ganhar uns troquinhos com qualquer habilidade ou talento que tenham, então força! Por favor, não confundam as coisas e não me levem a mal, mas este espaço não é para promover negócios pessoais, do género "tenho um projecto muito engraçado de artesanato urbano, venham cá espreitar a minha página de Facebook".

SE QUEREM OFERECER EMPREGO:
Podem não ter um posto de trabalho para oferecer a tempo inteiro, mas se calhar precisam de uma babysitter, ou de um designer que faça uns convites de casamento espectaculares, ou de alguém que vos faça um arroz de pato espectacular para um jantar lá em casa, ou de uma costureira para um vestido especial, ou até conhecem um sítio que anda à procura de um advogado... não sei, estou a atirar para o ar. Mas se acham que podem arranjar trabalho a tempo inteiro, uma ocupação parcial ou, simplesmente, uns trocos extra, venha daí esse mail.

CONDIÇÕES:
- Enviem o vosso mail para bolsadeempregopipoca@gmail.com;
- Os textos não deverão ter mais de 750 caracteres (não confundir com 750 palavras!). Têm de ser capazes de dizer o essencial em pouco espaço;
- É obrigatório que o anúncio inclua a vossa localidade e pelo menos um contacto (mail ou telefone). Isto serve tanto para os anúncios de oferta como para os de procura;
- No "assunto" do mail escrevam "procuro trabalho" ou "ofereço trabalho", conforme a situação;
- Todas as sextas-feiras vou publicar dois anúncios de procura de emprego e outros dois de oferta (quero acreditar que haverá oferta!).
- Os anúncios serão publicados por ordem de chegada e sempre que cumpram todos os requisitos.

E pronto, penso que é isto. Vamos experimentar a ver que tal corre, pode ser que consigamos ter por aqui alguns casos bem sucedidos Parece-vos bem? Então vamos lá!


{retirado daqui}

2 comentários:

  1. Que engaçado!! Onde é que eu já vi esta ideia?! Hummmm??? Deixa-me pensar...
    Ah!!! Já sei!! No blog daquelas... como se chamam? Aquelas duas... as que de vez em quando, fazem uns desafios e uns Awards disparatados que movem metade da blogoesfera...
    As Amantes ou coisa que o valha!!

    ResponderEliminar